Os estudos realizados sobre "as oito idades do homem, segundo Erik Erikson, foram bastante interessantes. Apesar de termos nos detido nos estágios da vida adulta, não posso deixar de relatar aqui que aleitura sobre as idades ou estágios iniciais correspondentes à teoria psicanalítica das fases: oral, anal, fálica e latência, foram bastante esclarecedoras e conduziram-me à reflexão da importância do papel que desempenhamos como bons ou maus educadores na influência sobre as vivências de nossos alunos.
Um professor que não é capaz de estabelecer um elo de confiança com o pequeno aluno que chega à escola na educação infantil, pode intensificar a desconfiança em detrimento da confiança, fazendo com que a criança desenvolva um sentimento de culpa e não consiga promover a aquisição da autonomia.
Tornamo-nos co-responsáveis juntamente com a família com o sucesso ou insucesso das crianças à medida que não lidamos bem com o sentimento de nosso aluno. "As experiências escolares da criança contribuem para o seu equilíbrio entre indústria e inferioridade"(Erik Erikson). Conscientes dessa responsabilidade e agregando esse conhecimento, podemos fazer de nossa prática educativa uma via condutora, para elevar a auto-estima de nossos alunos auxiliando-os a transporem os estágios ou "idades do homem" de forma bem sucedida.
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Um comentário:
Olá Andréia, vejo o quanto foi importante está leitura. Saber o quanto é importante o nosso papel como educador, faz com que queriamos sempre nos atualizar, e trazer algo novo pra sala de aula, para a prática pedagógica.
Boas leituras!
beijos Dai
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