sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Postagem da Quarta Semana

Esta semana fui desafiada na atividade de Libras a pesquisar sobre a cultura surda. Ao fazer algumas leituras, descobri que o aluno surdo que frequenta uma escola na rede regular de ensino, sente-se menor, pois a mesma promove a cultura do silêncio. Os alunos não sabem como expressar suas ansiedades e manifestam um sentimento de incapacidade e inferioridade de forma silenciosa.
No caso dos surdos há uma identificação com a deficiência e há uma dificuldade em admitir-se a cultura surda que é multifacetada. Num mundo onde os ouvintes predominam é difícil
para o surdo comunicar-se, daí a necessidade de ter se criado sua própria forma
de expressão, a libras. Porém é necessário que o indivíduo surdo esteja em contato com essa forma de comunicação desde a mais tenra idade, só assim terá acesso a aprendizagem plena, desenvolverá sua autonomia e será capaz de conviver num mundo onde não exista apenas o silêncio e a solidão. É importante compreendermos que a comunidade surda não é um ambiente onde pessoas com dificuldade de comunicação se encontram, mas sim um lugar onde articulam-se, controem vínculos afetivos, sociais e políticos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréia! Me parece que é de extrema importância que a pessoa se assuma surda e possa fazer parte desta comunidade. Ali, a pessoa surda pode comunicar-se, ampliar sua rede e criar vínculos, não é mesmo? Abraço, Anice.