sábado, 12 de setembro de 2009

POSTAGEM DA TERCEIRA SEMANA *

Para a realização da atividade proposta na Interdisciplina História da Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas, o grupo de trabalho do qual faço parte reuniu-se no pólo para a troca de ideias. Foi bastante enriquecedor para mim que nunca tive experiência de trabalho com a EJA analisar junto com as colegas os dados colhidos nas entrevistas realizadas. O que pude perceber é que existe uma opinião unânime entre os professores entrevistados que classifica estes alunos em dois grupos diferenciados: jovens e adultos e que lhes atribui características próprias. De um lado estão os adultos, alunos comprometidos e responsáveis que muitas vezes não alcançam os objetivos propostos devido a fatores externos como: cansaço, problemas familiares e de ordem pessoal que os levam a abandonar a escola pela incapacidade de conciliação. De outro lado estão os alunos jovens que na maioria das vezes frequentam as aulas até o final do ano letivo, mas reprovam por falta de interesse, comprometimento e responsabilidade. A este grupo são atribuídas inúmeras características negativas: uso de drogas, indisciplina, baixo rendimento, problemas familiares e geração de conflitos com os colegas em sala de aula. É claro que não se pode generalizar, sempre há alguma exceção neste grupo já marginalizado. Saí deste encontro com um pensamento: será que estes alunos vão continuar dando errado na EJA, assim como deram errado no ensino regular? Será que a situação só mudará quando tiveram mais idade, o que pressupõe um grau de maturidade maior? O que pode ser feito para mudar este quadro tão desanimador? Espero ao longo do semestre encontrar algumas respostas ou soluções para esta questão.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréia: É mesmo muito importante entendermos a realidade destes dois grupos para podermos ser mais empáticos com estes. Que bom que tens já várias questões para refletir. Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréia: Senti falta das tuas postagens. Aguardo novas, ok? Abração, Anice.