domingo, 4 de outubro de 2009

Postagem da Sexta Semana

O filme proposto pela interdisciplina de Libras "Seu nome é Jonas", foi absolutamente emocionante e gerou muitas aprendizagens e reflexões. Emociona, porque trata-se de um drama que nos possilita perceber a difícil adaptação de uma pessoa surda na sociedade e na própria família e todos os desafios e dificuldades que estão implicados nesta situação. Gerou aprendizagens porque para mim que não tenho contato com pessoas surdas, nunca tinha pensado sobre tudo isso como fui levada a fazer após assistir ao filme. Entender o quanto é difícil para o surdo e para sua família construir toda a aprendizagem que possibilita a este indivíduo integrar-se numa sociedade de ouvintes com qualidade de vida a fim de poder desenvolver suas potencialidades e igualar-se em termos de oportunidades à sociedade transpondo as barreiras do preconceito e das limitações, é crucial para podermos intervir de forma solidária e participativa neste processo. Descobri um universo que desconhecia até então. Não basta saber que existem pessoas surdas, isso todos nós sabemos. Compreender que a Libras é fundamental para este indivíduo poder ser, existir e interagir foi fantástico, pois até então eu não tinha noção da importância de que o surdo precisa aprender essa forma de comunicação. De certa forma eu achava que era mímica e todo mundo saberia praticá-la. Agora percebi que é mais complexo do eu imaginava e é tão mais importante do que supunha.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréia! Depois de assistir ao filme e por todo o conhecimento adquirido até aqui imaginas como partirá para tua prática? Tens interesse em repassar aos alunos tuas aprendizagens em relação aos surdos e a libras? Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andreia: estamos aguardando novas contribuições tuas aqui, ok? Abraço, Anice.