quinta-feira, 24 de junho de 2010

QUINTA SEMANA

Comecei numa escola nova no municípiode Cachoeirinha, em abril deste ano. Estou vivenciando uma nova realidade docente. Estou encantada com meu novo ambiente escolar, pois até então só lecionava numa escola estadual. É inevitável fazer comparações. Não quero desmerecer o trabalho de meus colegas do Estado, de forma alguma, mas quando se experimenta algo diferente, se pode perceber melhor as diferenças e se pode visualizar o que está certo e o que está errado, e o que funciona e o que não funciona. Nesta postagem, vou mencionar os estudos que fazemos nas reuniões pedagógicas semanais na escola do município. Começando pela seriedade com que o fazer pedagógico é tratado e como se procura dentro do contexto escolar pela eficiência no trabalho docente. Tenho aprendido muitas coisas e percebido que os estudos no PEAD, estão em sintonia com a filosofia de trabalho da escola. Nesta semana discutimos sobre os métodos de ensino. Cada uma de nós recebeu fragmentos de textos para ler e depois discutir com as colegas a sua compreensão do tema. A parte que me coube foi sobre a aula expositiva e sua ineficácia. A aula expositiva apenas não garante a aprendizagem do aluno, dizia o texto e não podemos continuar a tratar o educando como recipiente. É necessário haver uma problematização a respeito do assunto a ser tratado, o aluno precisa ser motivado a compreender que existe um problema a ser resolvido e depois da exposição é preciso que ele pense a respeito do que foi discutido e que apresente soluções, para isso é necessário mexer nas estruturas, formular hipóteses, questionar e opinar. Por exemplo, para verificar se o aluno entendeu pode se pedir que ele explique com suas palavras o que o professor transmitiu e fomentar seu pensamento reflexivo. A aula expositiva pode ser eficiente se o professor mudar sua postura e não descuidar da sequencia do trabalho, que é justamente a ação do aluno. O professor deve conduzir o educando a continuar a pesquisa, desacomodando suas certezas, o professor inicia o trabalho e o aluno deve continuá-lo, desse modo ocorre a aprendizagem através da interação.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andreia:

Trouxeste bons exemplos de aprendizagem juntamente com teus colegas. É preciso reavaliar as formas de ensino e procurar vias de acesso à aprendizagem mais eficazes.

Grande abraço, Anice.