quarta-feira, 26 de maio de 2010

TERCEIRA SEMANA

Apesar de já trabalhar há treze anos em sala de aula, minha experiência com alfabetização é pequena, pois trabalhei muito com terceira série. Neste ano, ao ser nomeada no município de Cachoeirinha, recebi uma turma de 2° ano e precisei me atualizar e me renovar. Procurei aproveitar o que aprendi nas interdisciplinas estudadas e me informar mais. Conversei com as colegas da escola e com a supervisora e me senti desafiada a enfrentar algo, de certa forma novo para mim. Tenho lido sobre os níveis de aprendizagem, e fico impressionada cada dia que observo o que aprendo na teoria sendo exemplificado na prática de sala de aula, no desmpenho das crianças. Percebi claramente a diferença de escrita entre os alunos que estão no nível silábico e dos alunos que estão nos níveis silábico-alfabético e alfabético respectivamente. Percebi a evolução de escrita dos alunos que estavam no nível pré-silábico e evoluiram através de suas observações e hipóteses. Percebo também o quanto é construtivo para as crianças conversarem entre sí para determinar a escrita de alguma palavra sem a minha interferência, desse modo eles fazem suposições e discutem explicando suas teorias uns para os outros. Percebi também que é bom juntar crianças de diferentes níveis na hora dos jogos de escrita de palavras, para permitir aos que ainda não chegaram no nível alfabético contrastar suas ideias. Acredito que eles aprendem melhor atuando junto uns dos outros. O mais importante de tudo é que estou perdendo o receio de trabalhar com alfabetização, principalmente usando o construtivismo, pois a experiência que tinha tido no passado era com o método silábico. Hoje vejo o quanto aqueles textos que usam palavras escritas com as sílabas aprendidas do tipo "Ivo viu a uva", limitam a expansão do aprendizado da criança e impedem os alunos que estão nos níveis anteriores ao silábico de irem adiante em suas aprendizagens.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andreia:

De fato, é bem desafiador trabalhar com alfabetização. Que bom perceber o interesse que tens na atualização e na busca por teorias que te auxiliem.

Pelos exemplos expostos podemos perceber que saíste do lugar "comum" e estás buscando a inovação.

Grande abraço, Anice.